Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LarissaLaisSilvaDaCunha_tcc.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorCunha, Larissa Lais Silva da-
dc.identifier.citationCUNHA, Larissa Lais Silva da. A importância da Matemática no contexto escolar. 2016. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi observar e analisar a importância da Matemática dentro do contexto escolar, destacando sua influência no desenvolvimento do indivíduo e sua contribuição na formação de um cidadão crítico e reflexivo, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que se utiliza da História da Matemática para tornar o ensino e a aprendizagem em Matemática mais significativa e prazerosa. Os estudos para a realização desta análise tiveram como base os pressupostos teóricos de autores como o Ole Skovsmose, Ubiratan D’Ambrosio e outros para que assim se pudessem compreender aspectos como: a importância da História da Matemática para o seu ensino, o poder da matemática na formação do cidadão, os muitos fatores que interferem no processo de aprendizagem do ensino da matemática, entre outros. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a observação participativa realizada nas atividades de Projetos 3 e 4, em uma instituição pública no nível do Ensino Fundamental, para a realização de uma análise sobre os dados coletados e as informações obtidas. A análise dos resultados mostra que a matemática se faz presente em todas as áreas da vida do ser humano, de forma que se torna imprescindível sua presença no contexto escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - históriapt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titleA importância da Matemática no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T10:32:44Z-
dc.date.available2018-01-26T10:32:44Z-
dc.date.submitted2016-08-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19157-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study was to observe and analyze the importance of mathematics in the school context, highlighting its influence on the development of the individual and their contribution to the formation of a critical and reflective citizen, from a contextualized approach to everyday student and is used Mathematics History to make the teaching and learning of mathematics more meaningful and enjoyable. The studies for this analysis were based on the theoretical assumptions of authors like Ole Skovsmose, Ubiratan D'Ambrosio and others so that if they could understand aspects such as the importance of mathematics in history for his teaching, the power of mathematics the training of citizens, the many factors that affect the learning process of mathematics teaching, among others. Thus, it is a qualitative research that used participatory observation made in the Project activities 3 and 4, in a public institution at the level of primary education, to conduct an analysis of the collected data and information obtained. The results show that mathematics is present in all areas of human life, so that it is essential their presence in the school context.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons