Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaissaArvellosDias.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da interferência da adição de fibras de papel kraft em argamassas
Autor(es): Dias, Raíssa Arvellos
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Construção civil
Argamassa
Compósitos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: DIAS, Raíssa Arvellos. Avaliação da interferência da adição de fibras de papel kraft em argamassas. 2017. x, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A construção civil é uma das atividades econômicas que mais geram resíduos, e uma grande parte desses são descartados de forma inadequada e, por conseguinte provoca impactos ambientais. Neste contexto, há diversos estudos relativos a novos métodos que visam obter uma destinação adequada para esse tipo de resíduo. Uma das soluções estudadas é a produção de compósitos. Desta forma, este trabalho busca analisar um compósito de matriz cimentícia com adição de fibras de papel kraft provenientes de embalagens de cimento e argamassa, sendo esse compósito uma argamassa com traço 1:3 (cimento, agregado miúdo). Para avaliar o comportamento dessas argamassas, foram executados ensaios de resistência à tração na flexão e à compressão e, de absorção de água, sendo comparados os resultados para corpos de prova prismáticos moldados sem fibra, e com teores de fibra de 0.5, 1.0 e 1.5%. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que há o aumento da absorção de água nas argamassas com fibras, sendo justificado pela porosidade destas. Em termos de resistência, a adição de 0.5% permitiu um leve amento na resistência à tração na flexão quando comparada à argamassa sem fibras, enquanto para os demais teores houve uma redução tanto na resistência à tração na flexão, quanto na compressão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons