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2017_JoseMaycondeAraujoEstanislau.pdf15,68 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAssis, André Pacheco de-
dc.contributor.authorEstanislau, José Maycon de Araujo-
dc.identifier.citationESTANISLAU, José Maycon de Araujo. Revitalização de centros urbanos por obras subterrâneas: caso estudo do túnel Marcello Alencar no Rio de Janeiro. 2017. xvii, 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractSoluções subterrâneas para obras de infraestrutura de transportes estão cada vez mais sendo utilizadas ao redor do mundo, tais como túneis rodoviários e ferroviários. Elas apresentam diversas vantagens sobre as construções convencionais e contornam muitos problemas advindos de obras em superfície, que em geral segregam a cidade. Este estudo discorre sobre obras subterrâneas que tiveram grande impacto na mobilidade local, abordando as dificuldades econômicas e políticas de sua construção. Apresenta também três métodos construtivos de túneis, versando sobre suas especificidades, pontos negativos e positivos. Então, faz-se o dimensionamento do túnel Marcello Alencar em duas seções distintas, a partir do software PLAXIS 2D e em seguida a análise dos possíveis recalques causados pela escavação do túnel pelo médoto convencional – NATM.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCentros urbanospt_BR
dc.subject.keywordObras subterrâneaspt_BR
dc.subject.keywordConstrução civilpt_BR
dc.subject.keywordEscavaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransporte - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura - transportept_BR
dc.subject.keywordConstrução civilpt_BR
dc.titleRevitalização de centros urbanos por obras subterrâneas : caso estudo do túnel Marcello Alencar no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:32:11Z-
dc.date.available2018-01-22T18:32:11Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19142-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Underground solutions for transport infrastructure are increasingly being used around the world, such as road and rail tunnels. They have several advantages over conventional constructions and overcome many problems arising from surface works, which generally segregate the city. This study discuss about underground works that have been having great impact on local mobility, addressing the economic and political difficulties of its construction. It also presents three tunnels constructive methods, discussing on their specificities, negative and positive aspects. Thus, the Marcello Alencar’s tunnel conception is made in two distinct sections applying the PLAXIS 2D software and after following with the analysis of the possible displacements caused by tunneling by the conventional method - NATM.pt_BR
dc.description.abstract3Solutions souterraines pour les projets d'infrastructure de transport sont de plus en plus utilisés dans le monde entier, comme les tunnels routiers et ferroviaires. Ils apportent plusieurs avantages par rapport aux constructions conventionnelles et contournent de nombreux problèmes découlant des travaux sur la surface, qui isolent habituellement la ville. Cette étude traite de travaux souterrains qui ont eu un grand impact sur la mobilité locale en abordant les difficultés économiques et politiques de ses constructions. Il présente également trois méthodes de construction de tunnels, faire face à leurs spécificités, ses points positifs et négatifs. Ainsi, la conception du tunnel Marcello Alencar en deux sections distinctes, à partir du logiciel 2D Plaxis et ensuite l’analyse des possible déplacements causés par l'excavation du tunnel par la méthode NATM.pt_BR
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