Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GustavoHenriqueCavalcantiSales.pdf235,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A investigação e o inquérito policial até à ação penal no Brasil
Autor(es): Sales, Gustavo Henrique Cavalcanti
Orientador(es): Pinto, Gabriel Rezende de Souza
Assunto: Inquérito policial
Processo penal
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: SALES, Gustavo Henrique Cavalcanti. A investigação e o inquérito policial até à ação penal no Brasil. 2011. 54 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A finalidade deste trabalho de conclusão de curso é conhecer o Processo Administrativo de Inquérito. Primeiramente, veremos a parte da investigação destinada a preparar a ação penal. A seguir, sua classificação quanto aos órgãos que a executa e quanto ao objeto, como por exemplo: a investigação e instrução em seus princípios do contraditório e da ampla defesa; a polícia judiciária exercida pelas autoridades policiais no território de sua respectativas circunscrições e a equipe policial. Na segunda parte, teremos o inquerito policial completo como: histórico, finalidade, caráter inquisitivo, natureza, valor probatório, nulidades, dispensabilidade do indiciado, prazo, destinatário, devolutivo e arquivamento. Em seguida, na terceira fase, abordaremos sobre a ação penal, que é a primeira, a cargo da polícia judiciária e, depois, a segunda, exercida pelo Ministério Público. Na ação penal veremos as condições da ação penal em seu interesse de agir entre a situação antijurídica denunciada e a tutela jurisdicional requerida; a legitimidade de agir, com suas três condições de ação: classificação da ação penal pública plena ou incondicionada, da ação penal pública condicionada e ação penal privada. Veremos também, o critério diferenciador para saber se o crime é de ação pública incondicionada, de ação pública condicionada ou de ação privada, e sua transformações em determinadas circuntâncias, tais como: Crimes de ação pública plena ou incondicionada; crimes de ação pública condionada, crimes de ação públicos incondicionados transformados em crimes de ação pública condicionada; Crimes de ação públicos incondicionados transformados em crimes de ação públicos condicionados, crimes de ação pública incodicionadas tranformados em crimes de ação privada; crimes de ação pública condicionada transformada em crimes de ação pública incondicionada; Crimes de ação públicos privados transformados em crimes de ação pública condicionada; Crimes de ação pública privada transformados em crimes de ação pública incondicionada. E para terminar, teremos as considerações finais e as referências bibliográficas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1914
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons