Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusMoreiraPalma.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de solos tropicais utilizados em camada de cobertura de aterros sanitários utilizando a metodologia de Daniel e Wu
Autor(es): Palma, Matheus Moreira
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Ribeiro, Luis Fernando Martins
Assunto: Aterro sanitário
Solos
Solos tropicais
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: PALMA, Matheus Moreira. Estudo de solos tropicais utilizados em camada de cobertura de aterros sanitários utilizando a metodologia de Daniel e Wu. 2017. xi, 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A geração de resíduos sempre foi uma característica inerente à sociedade moderna. Portanto, faz-se necessário um controle deste resíduo, a fim de que se diminua os impactos ambientais gerados por estes detritos. Um exemplo significante para a conservação do meio ambiente é como esses materiais serão dispostos. Um dos melhores métodos encontrados para a colocação desse resíduo de forma segura e que seja positivo ecologicamente é o aterro sanitário. Com o novo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões serão substituídos por aterros sanitários, no qual deve-se ter o preparo do solo adequado, a fim de que não haja contaminação do lençol freático pelo chorume gerado pelo resíduo. Portanto, este impedimento da penetração da água para dentro da estrutura de aterro é feito pela camada de cobertura, que será o foco deste trabalho. Com isso, esta camada deve ser constituída de solos compactados que possuam baixa permeabilidade e que sejam impermeáveis à água da chuva, para que esta não entre em contato com o resíduo que está abaixo da camada de cobertura. A metodologia que foi utilizada para fazer a análise de materiais não lateríticos em camada de cobertura foi proposta por Daniel e Wu, no qual estabelece parâmetros mínimos, tais como: resistência a compressão, contração volumétrica e condutividade hidráulica. Para a busca destes parâmetros, foram utilizados ensaios de caracterização, permeabilidade, compressão simples, contração volumétrica e compactação, sendo que este foi utilizada a metodologia MCT (Miniatura Compactação Tropical) que foi utilizado um solo laterítico, dando continuidade a uma outra pesquisa, em que se faz o mesmo estudo para um solo não laterítico. Além de ver a aplicabilidade do solo tropical na proposta de Daniel e Wu, foi utilizado o uso da classificação MCT para a caracterização correta do solo a ser estudado. Para este estudo, a metodologia MCT se mostrou de grande eficácia para a obtenção dos critérios estabelecidos por Daniel e Wu, já que essa classificação é baseada em propriedades mecânicas e hidráulicas de solos compactados. Portanto, para este solo estudado, todas as energias de compactação e suas respectivas umidades obtiveram êxito e os demais parâmetros tiveram resultados dentro e fora dos critérios determinados na metodologia e que variam com as energias utilizadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons