Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnnaCarolinaNadlerCosta.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quando reinventamos o olhar : confrontos e diálogos entre educação, tecnologia e imagem
Autor(es): Costa, Anna Carolina Nadler
Orientador(es): Sanz, Cláudia Guilmar Linhares
Assunto: Educação
Tecnologia na educação
Educação emancipadora
Imagens - leitura
Produção de imagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: COSTA, Anna Carolina Nadler. Quando reinventamos o olhar: confrontos e diálogos entre educação, tecnologia e imagem. 2017. 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Há uma crescente produção e valorização das tecnologias de imagem na sociedade contemporânea. As imagens ganharam um valor próprio e se faz necessário entender como essa mudança ocorreu. Mais enraizada e presente na vida das pessoas, tornou-se indispensável pensar o seu papel, inclusive em âmbitos educacionais, onde é possível ver a presença de tecnologias de imagens em metodologias de ensino e no uso por professores e alunos em outras vivências. Assim foi preciso analisar a imagem na educação de outra forma, reinventando um olhar já existente, mas utilizando como pilares a educação, a tecnologias e a imagem. Procurando entender essas características contemporâneas o trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa teórica, estudando autores como Paula Sibilia, Fernanda Bruno e Cláudia Sanz, mas também a partir de uma investigação empírica acerca do que se faz em termos pedagógicos utilizando a imagem hoje no Brasil. Portanto, pareceu necessário conhecer não apenas o assunto de forma teórica, mas observar e conhecer projetos que invistam na educação imagética. Como resultado dessas buscas o projeto Alumiar se destaca, por oferecer uma educação emancipadora em que a produção e leitura de imagem são protagonistas. O trabalho é uma oportunidade de pensar a utilização da imagem como centro de suas atividades pedagógicas. Assim, o trabalho procura pensar de modo teórico e empírico, a produção e a leitura de imagem como chave para criação de novos olhares dentro e fora da escola.
Abstract: There is a growing production and enhancement of imaging technologies in contemporary society. The images have gained their own value and it is necessary to understand how this change occurred. More rooted and present in people's lives, it became indispensable to think about their role, including in educational settings, where it is possible to see the presence of image technologies in teaching methodologies and in the use by teachers and students in other experiences. Thus it was necessary to analyze the image in education in another way, reinventing an already existing look, but using as pillars education, technologies and image. Looking to understand these contemporary characteristics, the work was developed through a theoretical research, studying authors such as Paula Sibilia, Fernanda Bruno and Cláudia Sanz, but also from an empirical investigation about what is done in pedagogical terms using the image today in Brazil. Therefore, it seemed necessary to know not only the subject in a theoretical way, but to observe and know projects that invest in imagery education. As a result of these searches the Alumiar project stands out, for offering an emancipating education in which the production and reading of images are protagonists. Work is an opportunity to think of using the image as the center of its pedagogical activities. Thus, the work tries to think in a theoretical and empirical way, the production and the reading of image as key to creating new looks in and out of school.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18618
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons