Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnnaCarolinaNadlerCosta.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSanz, Cláudia Guilmar Linhares-
dc.contributor.authorCosta, Anna Carolina Nadler-
dc.identifier.citationCOSTA, Anna Carolina Nadler. Quando reinventamos o olhar: confrontos e diálogos entre educação, tecnologia e imagem. 2017. 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractHá uma crescente produção e valorização das tecnologias de imagem na sociedade contemporânea. As imagens ganharam um valor próprio e se faz necessário entender como essa mudança ocorreu. Mais enraizada e presente na vida das pessoas, tornou-se indispensável pensar o seu papel, inclusive em âmbitos educacionais, onde é possível ver a presença de tecnologias de imagens em metodologias de ensino e no uso por professores e alunos em outras vivências. Assim foi preciso analisar a imagem na educação de outra forma, reinventando um olhar já existente, mas utilizando como pilares a educação, a tecnologias e a imagem. Procurando entender essas características contemporâneas o trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa teórica, estudando autores como Paula Sibilia, Fernanda Bruno e Cláudia Sanz, mas também a partir de uma investigação empírica acerca do que se faz em termos pedagógicos utilizando a imagem hoje no Brasil. Portanto, pareceu necessário conhecer não apenas o assunto de forma teórica, mas observar e conhecer projetos que invistam na educação imagética. Como resultado dessas buscas o projeto Alumiar se destaca, por oferecer uma educação emancipadora em que a produção e leitura de imagem são protagonistas. O trabalho é uma oportunidade de pensar a utilização da imagem como centro de suas atividades pedagógicas. Assim, o trabalho procura pensar de modo teórico e empírico, a produção e a leitura de imagem como chave para criação de novos olhares dentro e fora da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação emancipadorapt_BR
dc.subject.keywordImagens - leiturapt_BR
dc.subject.keywordProdução de imagempt_BR
dc.titleQuando reinventamos o olhar : confrontos e diálogos entre educação, tecnologia e imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T11:07:04Z-
dc.date.available2017-12-12T11:07:04Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18618-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1There is a growing production and enhancement of imaging technologies in contemporary society. The images have gained their own value and it is necessary to understand how this change occurred. More rooted and present in people's lives, it became indispensable to think about their role, including in educational settings, where it is possible to see the presence of image technologies in teaching methodologies and in the use by teachers and students in other experiences. Thus it was necessary to analyze the image in education in another way, reinventing an already existing look, but using as pillars education, technologies and image. Looking to understand these contemporary characteristics, the work was developed through a theoretical research, studying authors such as Paula Sibilia, Fernanda Bruno and Cláudia Sanz, but also from an empirical investigation about what is done in pedagogical terms using the image today in Brazil. Therefore, it seemed necessary to know not only the subject in a theoretical way, but to observe and know projects that invest in imagery education. As a result of these searches the Alumiar project stands out, for offering an emancipating education in which the production and reading of images are protagonists. Work is an opportunity to think of using the image as the center of its pedagogical activities. Thus, the work tries to think in a theoretical and empirical way, the production and the reading of image as key to creating new looks in and out of school.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18618pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons