Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmadeuBatistaMatos.pdf954 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Ana Maria de Albuquerque-
dc.contributor.authorMatos, Amadeu Batista-
dc.identifier.citationMATOS, Amadeu Batista. Planejamento educacional e o ensino médio brasileiro: avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federal. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo o Planejamento Educacional e o Ensino Médio Brasileiro, os avanços e desafios dessa última etapa da educação básica, no âmbito nacional e distrital. Sob este prisma, será esmiuçado o histórico do planejamento educacional no Brasil e como se deu a criação e aprovação dos principais marcos legais, com foco no Plano Nacional de Educação de 2001 (Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001) e 2014 (Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014) e o Plano Distrital de Educação (Lei Nº 5.499, de 14 de julho de 2015) e a relação destes com o ensino médio. O procedimento metodológico consiste na revisão bibliográfica (artigos, livros e sítios da rede mundial de computadores), pesquisa das legislações e análise de dados secundários. Dentre os resultados deste trabalho, destacam-se o avanço da educação brasileira verificado, principalmente no século XXI, a importância do planejamento educacional embasado por políticas públicas e a necessidade de melhor gestão estatal para atingir os objetivos propostos e assim mudar a realidade educacional destacada por meio da análise dos indicadores do ensino médio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação (PNE)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titlePlanejamento educacional e o ensino médio brasileiro : avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T10:41:31Z-
dc.date.available2017-12-12T10:41:31Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18615-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons