Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TatyllaMichelleAlvesdeSousa.pdf471,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição do professor para o despertar do interesse pela leitura
Autor(es): Sousa, Tátylla Michelle Alves de
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Leitura
Professores - atitudes
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: SOUSA, Tátylla Michelle Alves de. Contribuição do professor para o despertar do interesse pela leitura. 2017. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa busca responder: como o professor pode contribuir para o despertar do interesse pela leitura nos alunos? Para isso, o objetivo geral da pesquisa é: refletir sobre a contribuição do professor na formação do estudante leitor, e os objetivos específicos são: verificar os desafios encontrados pelos professores para despertar o interesse da leitura nos estudantes; identificar atividades didáticas que promovam o interesse pela leitura; investigar o contexto escolar que promova o gosto pela leitura; identificar a prática de leitura dos professores e o exemplo que oferecem para seus estudantes. No referencial teórico foram descritas algumas formas de estimular práticas de leitura, no segundo tópico são identificados alguns desafios encontrados pelos professores e no ultimo tópico são identificadas algumas atividades didáticas que favorecem a formação do estudante leitor. Os principais autores que embasaram esse estudo foram: (DCN. 2003) (BENCINI. 2006) (MEC. 2006) (Kriegl. 2002) (PCN. 1997) (JORDÃO E RUBIN. 2015) ( PNAIC. 2012) (GUILHERME. 2013) (MEIRELLES. 2006). Para alcançar os objetivos definidos a metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo com estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram professores da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental da rede pública e privada do Distrito Federal e crianças de uma turma do 4º ano do ensino fundamental. Para coletar os dados, os instrumentos foram: questionário, com professores e grupo focal, com os estudantes. A partir dos dados obtidos por meio desse percurso metodológico foi feita a interpretação desses dados. O professor é mediador em sala de aula e cabe a ele buscar estratégias que favorecem a formação do estudante leitor, pois quando a leitura é trabalhada de forma planejada e contextualizada desenvolve o gosto pela leitura nos estudantes. A leitura precisa ganhar mais espaço nas escolas e há uma necessidade da escola fazer uma aproximação do seu trabalho com a leitura, motivando e estimulando os estudantes.O professore deve estar disposto e mostrar entusiasmo pela leitura, dar exemplo para seus educandos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons