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Título: Compras públicas : a centralização no âmbito do Governo de Brasília
Autor(es): Barros, Ângelo Roncalli de Ramos
Orientador(es): Neri, Leonardo José Alves Leal
Assunto: Compras públicas
Licitação pública
Governo do Distrito Federal (GDF)
Data de apresentação: 21-Mai-2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: BARROS, Ângelo Roncalli de Ramos. Compras públicas: a centralização no âmbito do Governo de Brasília. 2017. xii, 108 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a centralização das compras públicas no âmbito do Governo de Brasília. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Na coleta de dados, além de análise documental, foram entrevistados os seguintes indivíduos-chave: o Subsecretário de Compras Governamentais da Secretaria de Estado de Planejamento do Distrito Federal – por dirigir a unidade responsável pela centralização, padronização e planejamento das compras e licitações do governo distrital, que forneceu sua percepção estratégica acerca das compras centralizadas; a Coordenadora de Gestão de Suprimentos da Subsecretaria de Compras Governamentais; a Diretora de Administração Geral da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal; o Diretor de Logística e Apoio Operacional da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; a Assessora da Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios da Secretaria de Estado de Fazenda; e, a Diretora de Materiais e Serviços do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal – órgãos clientes da Secretaria de Estado supramencionada. Para a análise dos dados, buscou-se identificar: a utilização da central de compras da Secretaria de Estado em questão pelos órgãos clientes; a redução do tempo de contratação; a redução dos preços contratados em razão do ganho de escala; e, a racionalização da gestão pública. Os gestores apontaram como obstáculos para a efetiva centralização das compras públicas: um sistema normativo defasado; um portal de compras públicas desatualizado; deficiência de pessoal; ausência de capacitação; o fato de o modelo de compras atual ser falho; e, resistências à centralização. Concluiu-se que ainda são muitos os desafios a serem superados para a estruturação de uma gestão eficiente de compras públicas, inclusive, aquelas centralizadas no âmbito do Distrito Federal.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the process of centralisation of public procurement in the Government of the Federal District of Brazil. The study was developed with qualitative descriptive research methods. Data collection comprised the analysis of official documents and policies, as well as interviews conducted with five key persons: the Subsecretary of Public Procurement of the State Secretariat of Planning of the Federal District who leads the unit responsible for the centralisation, standardisation and planning concerning public procurement and public bidding in the Federal District and provided the strategic approach to the process of centralisation of public procurement; the Supply Chain Management Coordinator of the Subsecretariat of Public Procurement; the General Administration Director of the Federal District Foundation which supports working prisoners –; the Director of Logistics and Operations of the Secretariat of State of Agriculture, Supply and Rural Development; the Advisor to the Department of Procurement, Contracts and Covenants of the Secretariat of Estate of Finance; and the Director of Supply and Services of the Department of Roads and Highways, both governmental agencies which are Secretariat buyers. The data analysis aimed at identifying the use of the Secretariat procurement centre by government buyers; the reduction of time frames for signing procurement contracts; the reduction in price of items specified in contracts as a result of increasing returns to scale; and rationalizing local government management. Managers drew attention to obstacles to achieving effectiveness in the centralisation of public procurement: the obsolete legal framework; the outdated public procurement portal; insufficient personnel; lack of training; the fact that the current public procurement model is failing; and resistance to centralisation. In conclusion, it should be noted that there are many challenges to be overcome in order to improve efficiency in the management of public procurement, including the centralised procurement in the Federal District of Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, 2017.
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