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dc.contributor.advisorCarneiro, Lívio Dantas-
dc.contributor.authorMagalhães, Edilene Silvana Vitorino de Oliveira-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Edilene Silvana Vitotino de Oliveira. Inclusão escolar na contemporaneidade. 2011. 44 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta vários pontos relevantes sobre a inclusão, tendo como referencial a necessidade de se conhecer mais profundamente o alunado com necessidades especiais. É de fundamental importância ter um conhecimento teórico da história da Educação Especial, para que haja uma melhor compreensão das leis que a respaldam. A Constituição brasileira é clara quando aponta que todos os cidadãos têm o direito a educação, o que falta na sociedade é a compreensão que o processo educativo é mútuo. As escolas devem atentar-se para tal mudança, corroborando em adaptações arquitetônicas, preparando a comunidade para a identificação de algumas deficiências e necessidades especiais, conscientizando-a para que ocorra uma interação sadia entre o que tem deficiência e aquele que não a tem. São várias deficiências, distúrbios, síndromes e outras necessidades especiais, entre elas se destacam: deficiência mental, visual, auditiva, física/neuro-motora; deficiências múltiplas; distúrbios de comunicação; síndromes (de Down); condutas típicas (autismo); superdotação/altas habilidades. Todas necessitam da disponibilidade de currículos diferenciados e modalidades variadas de atendimento como: professor consultor (de apoio), sala de recurso, classe especial, escolas especiais diárias, serviços hospitalares e domiciliares. O professor dispõe de várias responsabilidades desde o planejamento até a realização a efetivação do processo de ensino aprendizagem e esse trabalho precisa ser feito com responsabilidade, dinamismo e formação continuada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleInclusão escolar na contemporaneidadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-23T20:46:44Z-
dc.date.available2011-08-23T20:46:44Z-
dc.date.issued2011-08-23T20:46:44Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1849-
dc.language.isoPortuguêsen
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