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Título: A história, a infância e o brincar de crianças pequenas
Autor(es): Klein, Camilla Façanha
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: KLEIN, Camilla Façanha. A história, a infância e o brincar de crianças pequenas. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este ensaio teve por objetivo compreender as infâncias em um espaço-tempo singular, considerando os aspectos implicados. A prática de estágio curricular e extensionista, em uma comunidade periférica do Distrito Federal, serviram como inspiração. O presente trabalho teve por intuito também verificar a história da infância e como ela vem se constituindo desde a Idade Média até os tempos modernos, tendo por finalidade, provocar a reflexão acerca do brincar infantil e como esta atividade corrobora para o desenvolvimento e aprendizado. Os conceitos norteadores foram embasados em teóricos como Vygotsky (1984), Ariés (2014) e Dolto (2007), além de leis e documentos oficiais que regem a infância e intitulam os direitos infantis.
Abstract: This study sought to understand childhood in a particular space-time paradigm, considering the aspects implied. The practical curricular extension secondment to a community on the outskirts of Brazil's capital (Federal District) served as inspiration. This paper further aimed to verify the history of childhood and how it has been constituted since the Middle Ages up to modern days, seeking to provoke reflection on child play and how this activity contributes to development and learning. The guiding principles were based on theoreticians such as Vygotsky (1984), Ariés (2014) and Dolto (2007), in addition to official legislation and documentation governing childhood and establishing children's rights.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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