Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoseanePinheiroLima.pdf805,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação professor-aluno e as implicações no tratamento da diversidade em sala de aula
Autor(es): Lima, Joseane Pinheiro
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Aprendizagem
Prática de ensino
Professores e alunos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: LIMA, Joseane Pinheiro. A relação professor-aluno e as implicações no tratamento da diversidade em sala de aula. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse estudo analisou a relação professor-aluno e as suas implicações no tratamento da diversidade em sala de aula. Buscamos respaldo teórico em autores, tais como: Barreto e Sousa (2005); Freire (1996; 1997); Mainardes (2008a); Morales (1999); Oliveira (2010); Perrenoud (2000; 2001); Vigotski (1994), dentre outros. Como metodologia, recorremos à observação participante e, para isso, analisamos dez observações realizadas no primeiro semestre de 2016 em uma escola pública do Distrito Federal, numa turma de 3º ano do ciclo I. Para o tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo temática, conforme Franco (2005). Com base nas análises, percebemos que a postura da docente em promover uma boa relação professor-aluno esteve presente. O trabalho desenvolvido pela docente desencadeou, também, numa variação dos recursos didáticos utilizados, a fim de assegurar as aprendizagens infantis. Com isso, verificamos uma participação efetiva dos educandos nas aulas. Os resultados, de um modo geral, indicaram o uso de variações de recursos didáticos e de organização dos educandos e, ainda, notamos que a mestra buscava trabalhar, a priori, com atividades coletivas, mas, também promovia atividades e intervenções individuais, objetivando atender às singularidades de aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons