Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Joseane Pinheiro | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Joseane Pinheiro. A relação professor-aluno e as implicações no tratamento da diversidade em sala de aula. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo analisou a relação professor-aluno e as suas implicações no tratamento da diversidade em sala de aula. Buscamos respaldo teórico em autores, tais como: Barreto e Sousa (2005); Freire (1996; 1997); Mainardes (2008a); Morales (1999); Oliveira (2010); Perrenoud (2000; 2001); Vigotski (1994), dentre outros. Como metodologia, recorremos à observação participante e, para isso, analisamos dez observações realizadas no primeiro semestre de 2016 em uma escola pública do Distrito Federal, numa turma de 3º ano do ciclo I. Para o tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo temática, conforme Franco (2005). Com base nas análises, percebemos que a postura da docente em promover uma boa relação professor-aluno esteve presente. O trabalho desenvolvido pela docente desencadeou, também, numa variação dos recursos didáticos utilizados, a fim de assegurar as aprendizagens infantis. Com isso, verificamos uma participação efetiva dos educandos nas aulas. Os resultados, de um modo geral, indicaram o uso de variações de recursos didáticos e de organização dos educandos e, ainda, notamos que a mestra buscava trabalhar, a priori, com atividades coletivas, mas, também promovia atividades e intervenções individuais, objetivando atender às singularidades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | A relação professor-aluno e as implicações no tratamento da diversidade em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T12:28:17Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T12:28:17Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18479 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|