Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NathaliaLaizeCostaSilva.pdf860,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Novo Código de Processo Civil e a estabilização da tutela provisória
Autor(es): Silva, Nathália Laize Costa
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Assunto: Novo Código de Processo Civil
Tutela provisória
Tutela antecipada
Coisa julgada
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Dez-2017
Referência: SILVA, Nathália Laize Costa. O Novo Código de Processo Civil e a estabilização da tutela provisória. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O novo Código de Processo Civil inovou ao tratar das tutelas provisórias de urgência com a previsão da estabilidade da tutela antecipada, a qual consiste na possibilidade de a medida urgente concedida continuar produzindo seus efeitos por tempo indeterminado. Contudo, embora dotada de executividade e eficácia, a estabilização não forma coisa julgada material, eis que é concedida apenas com base em uma cognição sumária. Essa inovação busca concretizar os princípios constitucionais da celeridade e da razoável duração do processo, buscando atenuar a crise da morosidade que aflige o Poder Judiciário brasileiro. Entretanto, a forma como o procedimento da estabilização foi disciplinado pelo legislador no novo CPC demonstra diversas incongruências e lacunas, levando o tema a ser objeto de intenso debate por parte da doutrina.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons