Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CristianeBarbosadeLimaDuarte_tcc.pdf165,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrelas, telescópio e escrita : relato de intervenção psicopedagógica na construção de textos
Autor(es): Duarte, Cristiane Barbosa de Lima
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Escrita
Psicopedagogia
Produção textual
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: DUARTE, Cristiane Barbosa de Lima. Estrelas, telescópio e escrita: relato de intervenção psicopedagógica na construção de textos. 2017. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho relata uma intervenção psicopedagógica desenvolvida com uma aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, sem nenhum atraso evidenciado em seu desenvolvimento psicológico e que apresentava dificuldades escolares em sua produção escrita. A intervenção assumiu, para ser fundamentada, a abordagem teórica de Fávero (2005, 2009, 2011, 2014), que defende a interação dialética entre o meio sociocultural e o ser humano, compreendido como um ser ativo e construtor do seu desenvolvimento e que, compatível com tal abordagem, toma o conceito de texto dentro da semiótica da cultura para considerar sua função sociocomunicativa. O objetivo da intervenção foi o de criar, por meio de atividades diversas, relacionadas à motivação da aluna, as condições propícias para o desenvolvimento das suas competências de escrita. Para atingir tal objetivo, foram realizadas dez sessões psicopedagógicas, fundamentadas na avaliação psicopedagógica das competências e dificuldades da aluna e na análise da sequência das sessões, de modo que os resultados obtidos em uma sessão fundamentava a sessão seguinte. Cada sessão psicopedagógica se centrou na mediação das competências de escrita a partir da proposta de situações cotidianas e de experiências pessoais com foco particular no universo e seus corpos celestes – fonte de motivação declarada da aluna – visando à tomada de consciência, à reestruturação do pensamento e à formalização da linguagem escrita. Os resultados evidenciaram a pertinência do procedimento: as atividades propostas e a qualidade da atividade mediada propiciaram a aquisição de novas competências da aluna. A situação engendrou, do mesmo modo, as competências particulares de uma especialista em psicopedagogia em desenvolvimento.
Abstract: The present work reports a psychopedagogical intervention developed with a third year student of elementary school without any evidenced delay of her psychological development and that presented school difficulties in her written production. The intervention assumed the theoretical approach of Fávero (2005, 2009, 2011, 2014), who defends the dialectic interaction between the socio-cultural environment and the human being, taken as an active being and constructor of its development, compatible with such approach, the concept of text within the culture semiotics to consider its social communicative function. The purpose of the intervention was to create, through various activities related to the motivation of the student, the conditions conducive to the development of her writing skills. To achieve this goal, ten psychopedagogical sessions were carried out, based on the psychopedagogical evaluation of the student's skills and difficulties, and on the sequence analysis of the sessions so that the results obtained in one session informed the next session. Each psychopedagogical session focused on the mediation of writing skills based on the proposal of everyday situations and personal experiences with a particular focus on the universe and its celestial bodies – a source of the students' stated motivation – aiming at becoming aware of, restructured thinking and formalization of written language. The results evidenced the pertinence of the procedure: the activities proposed and the quality of the mediated activity generated the acquisition of new skills of the student. The situation also engendered the particular skills of a specialist in psychopedagogy in development.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18326
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons