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https://bdm.unb.br/handle/10483/18236
Título: | Análise numérica e experimental de absorvedores dinâmicos de vibração |
Autor(es): | Corrêa, Cecilia Mendes |
Orientador(es): | Paula, Aline Souza de |
Assunto: | Mecânica Absorvedores dinâmicos de vibração - stockbridge Vibração |
Data de apresentação: | Jun-2017 |
Data de publicação: | 14-Nov-2017 |
Referência: | CORRÊA, Cecilia Mendes. Análise numérica e experimental de absorvedores dinâmicos de vibração. 2017. xi, 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Diversos ambientes estão sujeitos a vibrações e alguns podem apresentar vibrações excessivas. Visando uma diminuição dos níveis de vibração e consequente aumento da vida útil de equipamentos, pode-se utilizar Absorvedores Dinâmicos de Vibrações (ADV). A redução das amplitudes de vibrações de equipamento, pode levar a um aumento da sua eficiência, integridade física e operacionalidade. O presente trabalho consiste em um estudo e desenvolvimento de um ADV. Para a análise do desempenho do ADV foram realizadas simulações numéricas que avaliam o efeito da variação de amortecimento e de massa do sistema. As análises apresentam as respostas no domínio da frequência de um sistema primário sozinho e um sistema primário com ADV acoplado, mostrando o efeito do acoplamento do segundo grau de liberdade. As análises são realizadas a partir de simulações numéricas e experimentos. Os valores das massas e rigidezes do sistema são obtidas experimentalmente e utilizadas no modelo matemático, mostrando uma concordância em relação às frequências de ressonância obtidas numérica e experimentalmente. Por fim, estima-se o amortecimento do sistema comparando-se as respostas em frequência. |
Abstract: | Several environments are subject to vibration and some may exhibit excessive vibration. In order to reduce vibration levels and increase equipment life, Tuned Mass Dumber (TMD) can be used. Reducing amplitudes of equipment vibrations can lead to an increase in efficiency, physical integrity and operability. The present work consists of a study and development of a TMD. For the analysis of the performance of the TMD were carried out numerical simulations that evaluate the effect of the variation of damping and mass of the system. The analyzes present the responses in the frequency domain of a primary system alone and a primary system with TMD coupled, showing the effect of the coupling of the second degree of freedom. The analyzes are performed from numerical simulations and experiments. The values of the masses and rigidities of the system are obtained experimentally and used in the mathematical model, showing a concordance in relation to the frequencies of resonance obtained numerically and experimentally. Finally, the damping of the system is estimated by comparing the frequency responses. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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