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Título: Como é aplicada a educação ambiental em dez escolas de ensino infantil e fundamental I do Distrito Federal
Autor(es): Siqueira, Ingrid Passos
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Coorientador(es): Brandão, Reuber Albuquerque
Assunto: Educação ambiental
Gestão ambiental
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 8-Nov-2017
Referência: SIQUEIRA, Ingrid Passos. Como é aplicada a educação ambiental em dez escolas de ensino infantil e fundamental I do Distrito Federal. 2017. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A educação ambiental deve estar presente em todo o processo de escolarização. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho visa entender como a educação ambiental é aplicada e se está de acordo com a PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente) e ProNea (Programa Nacional de Educação Ambiental) em cinco escolas particulares e públicas de ensino infantil e fundamental do Distrito Federal. Aplicaram-se questionários avaliativos enviados para os e-mails das escolas e por visita às escolas, avaliando os conteúdos programáticos e práticos. Posteriormente, levantou-se propostas sobre a aplicação da educação ambiental nas escolas, em algumas atividades interdisciplinares. As práticas de educação ambiental, na maioria das vezes, são aplicadas desconhecendo os preceitos do Programa Nacional de Educação Ambiental e de maneira dispersa; necessitando de práticas mais relevantes ao cotidiano dos estudantes nos diferentes níveis e de maneira transversal.
Abstract: Environmental education must be present throughout the schooling process. Based on this assumption, this paper aims to understand how environmental education is applied and is in agreement with PNMA (National Environmental Policy) and ProNea (National Environmental Education Program) in five private and public primary and secondary schools Of the Federal District. Evaluative questionnaires sent to the e-mails of the schools and through visits to the schools were applied, evaluating the programmatic and practical contents. Subsequently, proposals were raised on the application of environmental education in schools, in some interdisciplinary activities. The environmental education practices, in most cases, are applied ignoring the precepts of the National Program of Environmental Education and in a dispersed way; Requiring practices that are more relevant to students' daily lives at different levels and in a transversal way.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



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