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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda da Rocha-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Amanda da Rocha. A inclusão de crianças com autismo no espaço escolar. 2016. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de problematizar o processo de inclusão de crianças com autismo em uma escola pública situada na região L2 Norte-Brasília. A intenção foi identificar como as professoras das turmas observadas da Escola Classe desenvolvem a intervenção pedagógica diante da necessidade de incluir o aluno com autismo na classe regular de ensino. Para além, a pesquisa busca mostrar também como essa inclusão ocorre entre as crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, observação participante e diário de campo. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Sibemberg (1998), Milmann (1998), Mazzotta (2008), Mantoan (2003). Mediante as observações realizadas podemos considerar que a inclusão de crianças com autismo só será realizada no espaço escolar, quando houver a participação de todos os atores que fazem parte desse processo educacional, quais sejam, pais, professores, alunos e servidores. Também deve-se ter a consciência de que é preciso que os professores e os demais atores desse processo escolar avancem pedagogicamente, promovendo a aprendizagem de todos, renovando o ensino, por meio de novas metodologias e práticas educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão de crianças com autismo no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-06T12:13:41Z-
dc.date.available2017-11-06T12:13:41Z-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18173-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This present paper had the objective of problematizing the process of inclusion of children with autism in a public school located in the L2 North-Brasília region. The intention was to identify how the teachers of the observed Class of Escola Classe develop the pedagogical intervention in view of the need to include the student with autism in the regular classroom. In addition, the search also seeks to show how this inclusion occurs for classmates. The methodology used was qualitative research, participant observation and field diary. The guiding concepts were based on theorists such as Sibemberg (1998), Milmann (1998), Mazzotta (2008), Mantoan (2003). Based on the observations made, we can consider that the inclusion of children with autism will only be carried out in the school space, when all the actors that are part of this educational process are involved, namely, parents, teachers, students and servants. One must also be aware that teachers and other actors in this school process must advance pedagogically, promoting the learning of all, renewing teaching, through new methodologies and educational practices.pt_BR
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