Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndressaBezerraMilhomem_tcc.pdf841,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ilusão fiscal no Brasil : uma análise de 2002 a 2014
Autor(es): Milhomem, Andressa Bezerra
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Responsabilidade fiscal
Brasil - economia
Contabilidade pública
Ilusão fiscal
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: MILHOMEM, Andressa Bezerra. Ilusão fiscal no Brasil: uma análise de 2002 a 2014. 2016. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Estudos recentes sobre ilusão fiscal buscam avaliar mecanismos que influenciam na percepção do contribuinte sobre a carga tributária e que o faça subestimar os custos dos bens e serviços públicos. O presente trabalho analisa o comportamento das causas e dos indicadores de ilusão fiscal, de acordo com Dell’Anno e Dollery (2012) e Dell’Anno e Mourão (2012). Com dados referentes ao período de 2002 a 2014, é feita uma avaliação, por meio de estatística descritiva, da evolução das causas e dos indicadores de ilusão fiscal para observar a ilusão fiscal no Brasil. Os resultados mostraram que a variável liberdade de imprensa foi a única variável “causa” de ilusão fiscal que contribuiu para o aumento de estímulos para a ilusão fiscal. Os tributos indiretos e a Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) foram as variáveis “indicadoras” que mostraram uma tendência para o aumento da ilusão fiscal. De maneira geral, os resultados apresentados levam a concluir que, nos últimos anos, o Brasil tem diminuído os estímulos para criar ilusão fiscal, mas ainda assim o nível das variáveis é alto quando comparado a outros países, denotando que o problema da ilusão fiscal no país ainda é preocupante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons