Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoPauloAguiarMoreira_tcc.pdf937,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tributação e direitos fundamentais : as origens tributárias dos direitos fundamentais na Revolução Americana
Autor(es): Moreira, João Paulo Aguiar
Orientador(es): Medeiros Filho, Alberto de
Assunto: Revolução Americana
Estados Unidos - história
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 23-Ago-2017
Referência: MOREIRA, João Paulo Aguiar. Tributação e direitos fundamentais: as origens tributárias dos direitos fundamentais na Revolução Americana. 2017. iv, 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O fio condutor do presente trabalho reside na exploração dos impactos das leis tributárias impostas pela Grã-Bretanha sobre as Treze Colônias ao longo da década de 1760 na construção da ideia moderna de direitos fundamentais na América, especialmente a partir do marco do Bill of Rights, de 1791. Tal empreitada tem como ponto de partida uma análise histórica de cada uma dessas imposições tributárias, a partir da qual se evidenciam diversos reflexos nas insurgências que conduziram à Revolução e ao questionamento da própria relação constitucional com a metrópole. O estudo também se debruçará sobre as repercussões do movimento revolucionário na formação do constitucionalismo americano, passando pelo advento do republicanismo naquela nação e desembocando na construção da noção eminentemente moderna de direitos fundamentais do indivíduo, desenvolvida no bojo dos embates com o Parlamento e a coroa britânica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons