Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HugoCançadoBraga.pdf177,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gêneros textuais e hibridização : um olhar sócio-semiótico.
Autor(es): Braga, Hugo Cançado
Orientador(es): Bortone, Márcia Elizabeth
Assunto: Língua portuguesa
Semiótica
Data de apresentação: Jan-2011
Data de publicação: 8-Ago-2011
Referência: BRAGA, Hugo Cançado. Gêneros textuais e hibridização: um olhar sócio-semiótico. 2011. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O fenômeno de hibridização entre diferentes gêneros textuais tem se tornado cada vez mais comum nas sociedades ocidentais contemporâneas. Entendendo que as línguas e as demais linguagens estão, fenomenologicamente, em ação, a todo momento, este trabalho pauta-se por uma tentativa de estudar tal fenômeno partindo dos pressupostos defendidos por dois professores-pesquisadores brasileiros estudiosos das obras de dois principais autores de uma ciência (ou conjunção de ciências) denominada Semiótica. Marcuschi e Bakhtin de um lado, Santaella e Peirce de outro, sob diferentes formas, mas direcionados a um mesmo prisma, parecem nos alertar: “as linguagens são várias, e essas estão a se multiplicar e a se entrecruzar ininterruptamente”. Como lidar com isso então ao ensinar gêneros textuais em sala de aula? Propomos que é possível partir da estruturada perspectiva sócio-interacionista recomendada pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) para ampliar a gama de conceitos e formas de interação do professor de língua materna com objetos intersemióticos, aqui, em especial, a canção popular brasileira. O pequeno recorte estabelecido intende ser, portanto, um trabalho teórico-metodológico com proposições de cunho pedagógico que visa acrescer alguns conceitos e formas de contato auxiliares àqueles que trabalham, ou trabalharão, ensinando gêneros textuais (híbridos) em Língua Portuguesa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Letras Português e respectivas Literaturas, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons