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Título: Pontuação de crédito com base em Big Data
Outros títulos: Credit scoring based on big data
Autor(es): Teles, Asaph Correa e
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Big Data
Banco de dados
Crédito direto ao consumidor
Brasil. Lei n. 12.414, de 9 de junho de 2011
Lei do Cadastro Positivo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: TELES, Asaph Correa e. Pontuação de crédito com base em Big Data. 2017. viii, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Há quem diga que o acesso ao crédito é um direito fundamental de qualquer cidadão. Tal afirmação é fundamentada no fato de que é pouco provável que uma pessoa consiga atingir seus objetivos pessoais (comprar um carro, comprar uma casa) ou profissionais (começar um negócio) sem que utilize crédito bancário no financiamento dessas empreitadas. Entretanto, a concessão de crédito mudou de caráter na última década. As instituições financeiras em geral começaram a utilizar informações pouco convencionais e estritamente pessoais na pontuação de crédito dos seus clientes como, por exemplo, dados disponíveis em redes sociais, históricos de pesquisa em sítios eletrônicos de busca e geolocalização disponibilizada por smartphones. Diante disso, há uma necessidade de se regular a utilização de informações pessoais na análise de crédito. Existe risco tanto para a privacidade individual quanto para a existência de discriminação social nessas análises. Destarte, o presente trabalho propõe a utilização de um modelo legislativo elaborado por analistas de dados do Massachussetts Institute of Technology (MIT) e juristas da Georgetown University Law Center (GULC) como forma de complementar lacunas da Lei do Cadastro Positivo, que disciplina a utilização de bancos de dados para fins financeiros no Brasil. Em outras palavras, buscar-se-á traçar um panorama geral da utilização de big data pelo sistema financeiro, mais especificamente, na pontuação de crédito (credit scoring) e apresentar-se-á sugestões de pequenas reformas na atual legislação brasileira para a matéria.
Abstract: Some commentators state that credit access is a fundamental human right of any citizen. Such claim is based on the low probability of a given person to reach her personal dreams (e.g. buy a car, buy a home) or even professional ones (e.g. start a business) without access to banking credit. However, credit offering has changed its character during the last decade. The financial institutions in general started to utilize non-conventional personal data during the credit score evaluation process of their clients such as, for example, social network’s data, researches made on Google and geolocation provided by smartphones. This novelty urges for a new regulation that addresses the use of personal data for credit analysis. There is a risk to the individual privacy and a possible existence of social prejudice in this activity. Therefore, we will analyze the possibility of filling some gaps inside the Lei do Cadastro Positivo (Brazilian legislation regarding data banks) with a regulation model developed by data analysts from Massachussetts Institute of Technology (MIT) and law academics from Georgetown University Law Center (GULC). Toward this end, the present work primarily shows how the financial system uses big data in its commercial practices – more specifically at credit scoring – and finishes suggesting a few corrections in the current Brazilian legislation regarding this issue.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
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