Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreRodriguezAlvesCoelho_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores antecedentes do perfil empreendedor : um estudo com universitários nos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade de Brasília
Autor(es): Coelho, André Rodriguez Alves
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Coorientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Empreendedor - perfil
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Empreendedorismo
Estudantes universitários
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: COELHO, André Rodriguez Alves. Fatores antecedentes do perfil empreendedor: um estudo com universitários nos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. 2017. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi apresentar os fatores que influenciam o perfil empreendedor dos discentes de Administração e Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. Dessa maneira buscou-se entender como as características atitudinais do empreendedor e o lócus de controle se correlacionam com o perfil empreendedor. Para que o resultado fosse alcançado foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritiva através das equações estruturais com o SmartPLS . O Planejamento, O Risco e Sociável foram propostos como fatores que influenciam o perfil empreendedor em alunos de Administração da UnB. A Auto Realização, a Liderança, a Inovação e Sociável são fatores que possuem forte influência em alunos de Engenharia de Produção da UnB. O instrumento foi validado e aplicado para um total de 209 alunos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade de Brasília. O modelo estrutural criado conseguiu explicar o Comportamento Empreendedor em 58,8% em Administração e em 65,2% em Engenharia de Produção. Os fatores que mais explicam o Comportamento Empreendedor em Administração são: O Risco (16,2%), Sociável (15,5%) e o Planejamento (8,3%). Em Engenharia de Produção os fatores que mais explicam o comportamento empreendedor são: A Auto Realização (21,56%), a Inovação (16,76%), a Liderança (9,73%), Sociável (8,41%), o Planejamento (5,26%). Uma das limitações de pesquisa é a falta de literatura para avaliar a relação do comportamento empreendedor com todas as variáveis apresentadas. Recomenda-se que trabalhos futuros verifiquem a correlação entre as variáveis: família, governo e universidade com o comportamento empreendedor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons