Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17602
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FelipeGonsalvesPinheiro_tcc.pdf10,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software em uma instituição bancária
Autor(es): Pinheiro, Felipe Gonsalves
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Aplicativos
Software de aplicação - desenvolvimento
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Ago-2017
Referência: PINHEIRO, Felipe Gonsalves. Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software em uma instituição bancária. 2016. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O uso de aplicativos computacionais é cada vez mais necessário para facilitar a vida dos clientes de uma organização, bem como de seus funcionários. Tarefas que até a década de 1990 podiam levar dias para serem concluídas agora podem ser executadas em poucos minutos. Isso torna o processo de desenvolvimento de software um fator crítico de sucesso e o gerenciamento eficaz e eficiente dos projetos desta natureza um ramo essencial para o alinhamento dos objetivos dos projetos às estratégias empresariais. Este trabalho é um estudo de caso que visa mostrar como é o gerenciamento dos projetos de desenvolvimento de software em uma das instituições bancárias do Brasil. Primeiramente é feita uma contextualização sobre a importância do gerenciamento de projetos para uma empresa, onde também serão abordados alguns objetivos específicos deste projeto de graduação. Após, é realizada uma revisão bibliográfica das boas práticas apresentadas pelo Guia PMBOK, explanando as diferenças de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, o papel do gerente de projetos, o ciclo de vida dos projetos, os grupos de processos e as áreas do conhecimento mapeadas pelo PMI. Na sequência, será apresentado o documento corporativo da instituição estudada que normatiza o gerenciamento dos projetos de desenvolvimento de software, com o detalhamento de todas as suas atividades. Continuando, um projeto em fase final do seu ciclo de vida será ilustrado, com a execução das práticas descritas no manual de gerenciamento de projetos da empresa. Para finalizar o estudo de caso, será apresentada uma análise comparativa entre os processos descritos no Guia PMBOK e as atividades que constam no documento da instituição.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons