Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaPontes_tcc.pdf504,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência social e transferência monetária no Brasil
Autor(es): Pontes, Jéssica
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Programas sociais
Programa Bolsa Família
Programas de transferência de renda
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 7-Jul-2017
Referência: PONTES, Jéssica. Assistência social e transferência monetária no Brasil. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a analisar a relação da Assistência Social e a transferência monetária no Brasil, especificamente o Programa Bolsa Família, programa de transferência de renda, aqui entendida como transferência monetária, como uma liberação de certa quantia de dinheiro que não é suficiente para o indivíduo alcançar uma autonomia além da pautada pelo consumo, onde o indivíduo nesse sistema capitalista neoliberal só é reconhecido como cidadão quando é consumidor. É necessário muito mais que isso para o indivíduo construir sua vida com dignidade humana e sair desse ciclo vicioso de manutenção da pobreza. O Programa Bolsa Família é um programa com condicionalidades na educação, saúde e assistência social e critérios de renda. É, portanto, um programa que não elimina a pobreza, apenas mantém sua reprodução, uma vez que é focalizado na pobreza e extrema pobreza.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons