Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17186
Título: | Multimodalidade e interdisciplinaridade : possibilidades no fazer pedagógico |
Autor(es): | Menezes, Rita de Cássia |
Orientador(es): | Bento, André Lúcio |
Assunto: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Letramento |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 14-Jun-2017 |
Referência: | MENEZES, Rita de Cássia. Multimodalidade e interdisciplinaridade: possibilidades no fazer pedagógico. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente reflexão objetiva analisar o papel do texto multimodal nas aulas de Língua Portuguesa, num enfoque interdisciplinar. Apoiada no modelo qualitativo, a pesquisa visa ao exame e à interpretação de alguns textos do gênero textual infográfico. Para tanto, a Gramática do Design Visual, nas contribuições de Kress e van Leeuwen (1996), constituiu uma importante abordagem teórica para as análises realizadas, especialmente no que diz respeito à concepção da imagem na condição de texto. Os resultados da pesquisa apontam para a conclusão de que o texto multimodal pode contribuir para um trabalho interdisciplinar na perspectiva dos multiletramentos. Além disso, é possível afirmar que a abordagem multimodal, aliada ao princípio epistemológico da interdisciplinaridade, pode favorecer aprendizagens contextualizadas e a formação integral do estudante do Ensino Fundamental. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons