Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RitaDeCassiaMenezes_tcc.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBento, André Lúcio-
dc.contributor.authorMenezes, Rita de Cássia-
dc.identifier.citationMENEZES, Rita de Cássia. Multimodalidade e interdisciplinaridade: possibilidades no fazer pedagógico. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente reflexão objetiva analisar o papel do texto multimodal nas aulas de Língua Portuguesa, num enfoque interdisciplinar. Apoiada no modelo qualitativo, a pesquisa visa ao exame e à interpretação de alguns textos do gênero textual infográfico. Para tanto, a Gramática do Design Visual, nas contribuições de Kress e van Leeuwen (1996), constituiu uma importante abordagem teórica para as análises realizadas, especialmente no que diz respeito à concepção da imagem na condição de texto. Os resultados da pesquisa apontam para a conclusão de que o texto multimodal pode contribuir para um trabalho interdisciplinar na perspectiva dos multiletramentos. Além disso, é possível afirmar que a abordagem multimodal, aliada ao princípio epistemológico da interdisciplinaridade, pode favorecer aprendizagens contextualizadas e a formação integral do estudante do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.titleMultimodalidade e interdisciplinaridade : possibilidades no fazer pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-14T13:51:18Z-
dc.date.available2017-06-14T13:51:18Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17186-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons