Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SandraMarciaViana_tcc.pdf345,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Harrison da-
dc.contributor.authorViana, Sandra Marcia Braga-
dc.identifier.citationVIANA, Sandra Marcia Braga. Possíveis causas do desinteresse em aprender: um estudo de caso. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso surgiu a partir dos questionamentos diários feitos por professores sobre os motivos que levam os alunos a não terem interesse em aprender. Para verificar o que as famílias, a professora de História e os alunos de uma turma específica, o 6ºG, pensam sobre o assunto questionários foram aplicados aos pais e alunos e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora. Foi também dada atenção especial ao letramento e a importância de ter um aluno não só alfabetizado, mas também letrado, que saiba dar sentido ao que lê. A base teórica é constituída principalmente por Abramovic e Mool (1997), Abramovai (2004), Kleiman (2001) Varani (2010), Szymansk e Pezzini (2010), Raash (2006), Bauer e Gaskel (2003), Nogueira (2005 e 2006) Minayo (2010). A análise dos dadosmostrou o baixo envolvimento da família, o despreparo dos professores e a importância da formação e aperfeiçoamento do profissional de educação, além da falta de conexão dos conteúdos aplicados em sala de aula com o cotidiano dos alunos. Evidencia-se a falta de políticas públicas que promovam a interação entre os componentes da comunidade escolar para que todos tenham como objetivo letrar nossos alunos, trazendo, assim, uma melhora na qualidade de ensino oferecida a eles.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)pt_BR
dc.titlePossíveis causas do desinteresse em aprender : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-09T15:04:22Z-
dc.date.available2017-06-09T15:04:22Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17148-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons