Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaMariaPeixotoLima_tcc.pdf363,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° ano
Autor(es): Lima, Ana Maria Peixoto
Orientador(es): Rocha, Harrison da
Assunto: Letramento
Escrita
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 7-Jun-2017
Referência: LIMA, Ana Maria Peixoto. Leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental: uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° ano. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente há uma grande necessidade de se desenvolverem habilidades de leitura e de escrita para o melhor desempenho dos alunos nas práticas sociais. Percebe-se, no entanto, um abismo entre as práticas de leitura e de escrita trabalhadas na escola e seu efetivo uso na sociedade. Neste contexto, ensinar a ler e a escrever deve ser uma das principais funções da escola, porémo ensino ainda está preso a propostas metodológicas tradicionais, em que o professor é personagem principal e fonte única do discurso, sem dar ao aluno a oportunidade de assumir uma postura mais ativa em sala de aula. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura e da escrita nas turmas do 6º ano do ensino fundamental em um contexto de ensino (não) voltado para as práticas de letramento. A base teórica é constituída principalmente por: Magda Soares (2012), Ângela B. Kleiman (2012), Sírio Possenti (2012), Marcos Bagno (2002), Delia Lerner (2002), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2012), dentre outros. A metodologia aplicada é o método qualitativo por fazer um levantamento de dados que se presta mais às pesquisas sociais. O instrumento de pesquisa será a entrevista semiestruturada aplicada tanto à professora como às famílias dos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o tema letramento seja contemplado ainda mais nas ações dos docentes na sala de aula, contribuindo, assim, para o sucesso escolar e social dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)—Universidade de Brasília, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons