Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaMariaPeixotoLima_tcc.pdf363,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Harrison da-
dc.contributor.authorLima, Ana Maria Peixoto-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Maria Peixoto. Leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental: uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° ano. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização)—Universidade de Brasília, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente há uma grande necessidade de se desenvolverem habilidades de leitura e de escrita para o melhor desempenho dos alunos nas práticas sociais. Percebe-se, no entanto, um abismo entre as práticas de leitura e de escrita trabalhadas na escola e seu efetivo uso na sociedade. Neste contexto, ensinar a ler e a escrever deve ser uma das principais funções da escola, porémo ensino ainda está preso a propostas metodológicas tradicionais, em que o professor é personagem principal e fonte única do discurso, sem dar ao aluno a oportunidade de assumir uma postura mais ativa em sala de aula. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é compreender o desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura e da escrita nas turmas do 6º ano do ensino fundamental em um contexto de ensino (não) voltado para as práticas de letramento. A base teórica é constituída principalmente por: Magda Soares (2012), Ângela B. Kleiman (2012), Sírio Possenti (2012), Marcos Bagno (2002), Delia Lerner (2002), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2012), dentre outros. A metodologia aplicada é o método qualitativo por fazer um levantamento de dados que se presta mais às pesquisas sociais. O instrumento de pesquisa será a entrevista semiestruturada aplicada tanto à professora como às famílias dos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o tema letramento seja contemplado ainda mais nas ações dos docentes na sala de aula, contribuindo, assim, para o sucesso escolar e social dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.titleLeitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre as práticas de letramento nas turmas de 6° anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T13:55:50Z-
dc.date.available2017-06-07T13:55:50Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17119-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons