Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YedaSilvaMoraes_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Ana Dilma de Almeida-
dc.contributor.authorMoraes, Yeda Silva-
dc.identifier.citationMORAES, Yeda Silva. Reflexões sobre as práticas de ensino da leitura em sala de aula. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é refletir acerca das práticas do ensino da leitura em sala de aula. Sob a perspectiva de estudiosos sobre o tema, refletiu-se sobre as concepções de leitura e ressaltou-se a importância dessa competência e da compreensão leitora para a aprendizagem significativa da leitura. Ademais, explanou-se sobre a prática do letramento e discorreu-se sobre o uso dos gêneros textuais e do exercício da intertextualidade em corroboração ao ensino da leitura. Para isso, faz-se necessário a presença do professor como agente de letramento. O estudo abordou o papel do docente sob o viés social e transformador do cenário em sala de aula. A pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi aplicada a fim de identificar questões concernentes à leitura tanto de estudantes quanto de professores no ensino fundamental dos anos finais. Portanto, o estudo favorece a reflexão e um novo olhar para as práticas do ensino da leitura em sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.titleReflexões sobre as práticas de ensino da leitura em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T13:15:03Z-
dc.date.available2017-06-07T13:15:03Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17117-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons