Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HugoTardelli_SirlenoAlves_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta para padronização das ferramentas diagnósticas
Autor(es): Cardoso Filho, Sirleno Alves
Tollini, Hugo Tardelli
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Engenharia de estruturas
Edifícios - manutenção
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 6-Jun-2017
Referência: CARDOSO FILHO, Sirleno Alves; TOLLINI, Hugo Tardelli. Proposta para padronização das ferramentas diagnósticas. 2016. vii, 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Existem dúvidas acerca da elaboração e contratação de ferramentas diagnósticas para edificações e, consequentemente, uma necessidade de esclarecê-las. Necessita-se de uma descrição completa, palpável aos interessados na contratação desse tipo de serviço. Esta carência ressalta a importância do desenvolvimento de estudos que visem subsidiar a padronização desses serviços de avaliação das condições de um edifício. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em padronizar, de forma descritiva e informativa, a execução e a nomenclatura das ferramentas diagnósticas para esclarecimento de dúvidas e critérios comparativos para o contratante do serviço. O trabalho, como ferramenta de instrução, consiste em contemplar de forma prática e coesa as normas para elaboração de cada ferramenta diagnóstica, as atividades que devem ser seguidas para sua execução, bem como os estudos já realizados na área. Também para o possível contratante, o trabalho aqui desenvolvido visa promover uma padronização das ferramentas e suas atividades, para que ele tenha capacidade de comparar e decidir a proposta que melhor atende a sua necessidade que garanta a vida útil do seu empreendimento. A partir das análises de referências bibliográficas, e da utilização das normas técnicas existentes, o resultado foi um roteiro de atividades, diagramados para cada ferramenta diagnóstica, juntamente um checklist. Assim, usuários podem consultar o presente trabalho para esclarecimento a cerca de manutenção e o roteiro para identificar qual ferramenta diagnóstica necessita quando estiver com determinados problemas em sua edificação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons