Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlanaSampaio_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Oferta de alimentos na Região dos Pireneus com ênfase na disponibilidade de frutas e hortaliças frescas
Autor(es): Reis, Alana Sampaio Cruz
Orientador(es): Mattos, Danielle Cabrini
Assunto: Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Mai-2017
Referência: REIS, Alana Sampaio Cruz. Oferta de alimentos na Região dos Pireneus com ênfase na disponibilidade de frutas e hortaliças frescas. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O consumo de frutas e hortaliças (FH) é um marcador de alimentação saudável, sendo considerado promotor de saúde e que pode atuar na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, que são responsáveis por 72% da taxa de mortalidade no país. No Brasil, há uma série de estudos epidemiológicos populacionais sobre o consumo desse grupo alimentar, contudo ressalta-se a importância de novos estudos a partir de outras abordagens, como, a da disponibilidade desses alimentos no ambiente alimentar e nutricional, já que uma das metas do Plano de Ações Estratégicas e Enfrentamento das DCNT é aumentar a oferta desse grupo alimentar. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa analítica exploratória transversal com o objetivo de analisar a disponibilidade de alimentos com ênfase na oferta, variedade e qualidade de frutas e hortaliças frescas em estabelecimentos comerciais de alimentos de seis municípios (Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Pirenópolis) da Região dos Pireneus por meio da aplicação da ferramenta NEMS-S adaptada, Observou-se que a maioria dos estabelecimentos da região foram classificados como mistos, seguido por saudáveis (44,5%) e a minoria (8,1%) como não saudável, contudo apenas 20,4% dos estabelecimentos da Região dos Pireneus disponibilizavam frutas frescas e em 25,6% havia oferta de hortaliças frescas. Sendo, Padre Bernardo, o município que teve maior percentual de estabelecimentos municipais que ofertavam frutas e hortaliças e o com menor oferta, Corumbá de Goiás, pois a oferta de frutas e hortaliças foi ausente no município. Apesar do conhecimento das diferenças na distribuição dos estabelecimentos que ofertam frutas e hortaliças nos municípios e a quantidade de setores censitários que os compõe, ressalta-se a importância de estudos mais aprofundados para verificar o local que possui maior densidade geográfica de oferta desses alimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2017.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons