Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasLimaPitta_tcc.pdf5,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de resíduos de construção e demolição como camada de reforço para fundações radier
Autor(es): Pitta, Lucas Lima da Rocha
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Coorientador(es): Rodriguez Rebolledo, Juan Felix
Cortopassi, Renato Salles
Assunto: Construção civil
Solos - compactação
Materiais de construção - reaproveitamento
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: PITTA, Lucas Lima da Rocha. Aplicação de resíduos de construção e demolição como camada de reforço para fundações radier. 2016. xiii, 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Sustentabilidade na construção civil tornou-se um tópico importante nos últimos anos, o aumento na produção e os impactos ambientais causados pelo descarte inapropriado de resíduos de construção e demolição (RCD) gerou mais pesquisas envolvidas em utilizações alternativas do material. O presente trabalho tem como proposta analisar os efeitos benéficos da adição de RCD ao solo em obras geotécnicas, com foco principal para fundações rasas tipo radier. A pesquisa foi elaborada em duas etapas. Primeiramente foram realizados ensaios de prova de carga em placa em solo natural, inundado e com RCD, de modo a as curvas tensão x recalque e parâmetros de resistência do solo. Foi então utilizado o software de elementos finitos Plaxis 3D para simular as deformações e tensões causadas no solo, segundo um modelo linear elástico, por uma fundação radier referência, simulando o solo natural e solo reforçado com RCD, a fim de investigar a ocorrência de redução nas deformações e tensões nas camadas não reforçadas. Encontrou-se uma redução de recalques abaixo da fundação de 26%, e reduziu-se a tensão aplicada sobre o solo de 200 kN/m² para 62 kN/m², redução de 69%.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons