Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ArianeBarretoLopes_tcc.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da proposta de uma centrífuga geotécnica para a Universidade de Brasília
Autor(es): Lopes, Ariane Barreto Soares do Patrocínio
Orientador(es): Araújo, Gregório Luís Silva
Assunto: Máquinas hidráulicas
Solos
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 25-Mai-2017
Referência: LOPES, Ariane Barreto Soares do Patrocínio. Estudo da proposta de uma centrífuga geotécnica para a Universidade de Brasília. 2016. xii, 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de estudar a proposta de aquisição de uma centrífuga geotécnica para o Laboratório de Geotecnia da Universidade de Brasília. Para tanto, foi realizado um estudo do conceito de modelagem física e sua importância. Ensaios centrífugos fazem parte dessa grande área de estudo e cada vez mais se tornam presentes nesse meio. Apresentou-se então a centrífuga geotécnica, máquina que rotaciona ao redor de um eixo, criando dentro de um espaço amostral, uma aceleração radial que simula a atuação da gravidade, mas a valores N vezes maiores. Isso permite que modelos físicos N vezes inferiores ao protótipo possam simular os fenômenos geotécnicos que acontecem. Basicamente, existem centrífugas de viga e de tambor, e as características de cada uma são apresentadas no trabalho. Posteriormente, foi discutido o processo de modelagem para definição das grandezas a serem utilizadas no modelo e em seguida foram definidos os efeitos de escala, maior crítica à prática de estudo em modelos reduzidos, para ressaltar que há medidas para evita-los ou reduzi-los, de modo que os fenômenos do protótipo sejam corretamente simulados. Considerações práticas dos ensaios centrífugos definidas por PHILLIPS (1995) foram listadas e discutidas para maior entendimento do funcionamento dessa máquina. Uma visita ao laboratório de ensaios centrífugos da Universidade Federal do Rio de Janeiro permitiu verificar grande parte do que foi estudado enquanto se acompanhava um voo de um modelo na mini-centrífuga de viga. Compreendido o conceito de ensaios centrífugos e aceito que as centrífugas são equipamentos bastante úteis e de aplicação comum no meio científico geotécnico, foi estudada sua adequação aos temas de estudo da UnB. Para isso, foram realizados estudo de casos com pesquisas que abordaram reforços com geossintéticos, desenvolvimento de penetrômetros CPT e Barra-T e de aterros de resíduos sólidos. Em seguida, apresentou-se a proposta de uma centrífuga de tambor basculante da empresa Thomas Broadbent & Sons Ltd., listando-se aspectos técnicos e econômicos da mesma, sem a quebra dos critérios de sigilo do contrato. Considerando tudo que foi estudado, foi feita uma análise da proposta e da sua adequação as condições da universidade. Por fim, concluiu-se que a proposta é adequada para desenvolvimento e crescimento das pesquisas geotécnicas na UnB, mas que não poderá ser adotada por falta de financiamento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons