Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FelipeDeBritoPetit_tcc.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da força lateral solicitante devido à colisões com embarcações nos pilares das pontes da hidrovia Paraná
Autor(es): Petit, Felipe de Brito
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Embarcação
Hidrovias
Data de apresentação: 29-Jul-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: PETIT, Felipe de Brito. Avaliação da força lateral solicitante devido à colisões com embarcações nos pilares das pontes da hidrovia Paraná. 2016. x, 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o incremento do tráfego fluvial as pontes brasileiras passaram a receber um fluxo grande de embarcações, muitas das pontes sendo antigas, uma delas datando da data de 1927. Essa mudança de tráfego fluvial pode implicar uma maior vulnerabilidade da ponte, devido ao fluxo extra de embarcações, um colisão com algum dos pilares expostos da ponte se torna mais provável. Dessa forma, esse trabalho visa analisar as pontes existentes na hidrovia do Paraná baseado na força lateral requerida no pilar da ponte para que ela se mantenha segura.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons