Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BernardoEloiKlimkievicz_tcc.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de risco aplicado a obras de barragem
Autor(es): Klimkievicz, Bernardo Eloi
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Barragens
Gestão de riscos
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: KLIMKIEVICZ, Bernardo Eloi. Gestão de risco aplicado a obras de barragem. 2016. xii, 100 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As barragens são grandes estruturas com a função de reter fluidos e sólidos. Como qualquer outra obra de engenharia, as barragens estão sujeitas a diversas incertezas durante sua construção e operação. Devido ao seu grande porte, o colapso de uma barragem pode gerar enormes danos, destruindo regiões inteiras que se encontram a jusante do acidente. Neste contexto, existe uma grande necessidade em se apurar os riscos gerados por essas estruturas e adotar medidas proativas de gestão desse risco de forma que eles nunca se concretizem ou, caso o cenário de catástrofe venha a ocorrer, que ele cause o menor dano possível. Neste projeto será abordada a técnica de gestão de risco a qual visa quantificar e gerir os riscos em todas as fases do ciclo de vida do empreendimento. Também será abordada a Política Nacional de Segurança de Barragem, instituída pela Lei nº 12.334, de 20 de Setembro de 2010, que traz um enfoque da gestão de risco para as obras de barragem aplicável em todo o território nacional. Ainda será realizado um estudo de caso para calcular a susceptibilidade da barragem à instabilidade de talude nos cenários em que o reservatório se encontrar no nível d’agua máximo maximorum e no nível d’agua normal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons