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dc.contributor.advisorCosta Neto, João-
dc.contributor.authorPessoa Junior, Átalo Fernandes de Araújo-
dc.identifier.citationPESSOA JÚNIOR, Átalo Fernandes de Araújo. Uma análise sobre a constitucionalidade da restrição da publicidade de alimentos não nutritivos dirigida à criança. 2017. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo analisar um tema que apresenta grande relevância nas discussões jurídicas sobre os direitos da criança à alimentação e à saúde hoje no Brasil: “a constitucionalidade da restrição da publicidade de alimentos não nutritivos dirigida à criança”. O debate sobre a questão tem sido cada vez maior por conta da atividade publicitária que se utiliza de técnicas persuasivas e impositivas direcionadas às crianças que são hipervulneráveis frente a essa prática. A análise do tema gira em torno da verificação da constitucionalidade de uma possível restrição à publicidade infantil dos chamados alimentos ultraprocessados, sob os pontos de vista da doutrina, legislação e jurisprudência. Efetuou-se a análise de três importantes paradigmas jurisprudenciais a respeito do assunto e observou-se a condição de que em breve o Supremo Tribunal Federal deve se posicionar sobre essa delicada questão. Provavelmente, a solução do debate irá determinar que diretrizes devem ser seguidas pela indústria de alimentos ao se dirigir ao público infantil. Este trabalho analisa alguns dados e contrapõe alguns argumentos favoráveis e contrários à constitucionalidade desssa possível restrição, observando quais critérios deverão estar presentes para a constitucionalidade dessa medida. A conclusão é a de que uma medida restritiva nesse sentido é constitucional se forem observados no caso concreto os critérios de forma, competência e proporcionalidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlimentos industrializadospt_BR
dc.subject.keywordLeis - constitucionalidadept_BR
dc.titleUma análise sobre a constitucionalidade da restrição da publicidade de alimentos não nutritivos dirigida à criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T13:21:34Z-
dc.date.available2017-05-17T13:21:34Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.description.abstract1This essay has the purpose of reviewing a subject that contains big relevance on the judicial agenda about children‘s rights to food and healthy on today’s Brazil: “the constitutionality of limiting the advertising to children of unhealthy foods”. The debate about this matter becomes even bigger because of the advertising performance that uses persuasion tactics and prescriptive strategies aimed to fragile children on this scenario. The review of this subject concerns about the verification of constitutionality to the possible limiting on unhealthy food advertising looking for children, based on doctrine, legislation and national case law. Three meaningful cases on this scope were analysed and we realize that Federal Supreme Court will pronounce judgement soon of this fine question. Probably, the settlement of this debate will dictate policies to be pursued by the food companies in order to communicate properly with children. This research analyzes some data and put on fight some arguments in favor and against the constitutionality of this possible limitation, always noticing the criteria should be present to configure the constitucionalisition of this action. The conclusion is that a limiting action on this way is constitucional if observes on real case the legal channel, competency and proporcionality.pt_BR
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