Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16921
Título: A violência no cotidiano escolar e o desafio da escola no enfrentamento do problema
Autor(es): Moura, Vanuza Gonçalves de
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Bullying
Qualidade (Educação)
Violência na escola
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Referência: MOURA, Vanuza Gonçalves de. A violência no cotidiano escolar e o desafio da escola no enfrentamento do problema. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivos identificar as manifestações de violência no Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia suas causas e impactos na frequência, permanência e aprendizagem dos alunos. Este estudo é uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, feito com base em questionários respondidos por 18 alunos de uma turma de 7º ano, 2 coordenadores, 3 gestores e 9 professores de 6º e 7º anos. Foram levantados dados sobre as manifestações de violência que ocorrem na escola, bem como suas causas e efeitos na frequência, permanência e aprendizagem dos alunos. Como referencial teórico, foram utilizados autores como Abramovay et al. (2002, 2004), Charlot (2002), Chrispino (2007) e Chrispino e Dusi (2008). Os resultados mostram que os alunos e professores, na sua maioria, já sofreram ou vivenciaram alguma manifestação de violência, como bullying e as agressões verbais, que foram apontadas como as formas de violência mais frequentes. As respostas dos alunos, professores, gestores e coordenadores evidenciam que a violência interfere negativamento no clima escolar, incidindo na frequência, permanência e aprendizagem dos alunos. Diante da necessidade de reduzir os efeitos desse problema no cotidiano escolar, recomendam-se algumas ações para reduzir a violência e, dessa forma, promover a cultura de paz na escola: reflexões sobre as práticas pedagógicas, as regras e punições da escola, projetos que promovam uma maior participação da família na vida escolar do aluno e que priorizam a participação de todos os segmentos da escola nas tomadas de decisões e outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Coorientador(es): Nascimento, Juscelino Francisco do
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanuzaGoncalvesDeMoura_tcc.pdf456.32 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons