Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16913
Título: A avaliação para as aprendizagens e sua relação com a interdisciplinaridade : uma prática pedagógica inovadora
Autor(es): Portela, Umberta Rodrigues Ramos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Avaliação de aprendizagem
Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Referência: PORTELA, Umberta Rodrigues Ramos. A avaliação para as aprendizagens e sua relação com a interdisciplinaridade: uma prática pedagógica inovadora. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa realizada em 2015, em uma escola da rede pública do Distrito Federal, cujo objetivo geral foi buscar compreender a relação entre a avaliação para as aprendizagens com a prática pedagógica interdisciplinar desenvolvida por docentes do 3º ano - BIA - do Ensino Fundamental. O estudo de caso baseou-se nos seguintes procedimentos metodológicos: entrevista, análise documental e observação em sala de sala e na coordenação pedagógica, com vistas à obtenção de informações e resultados almejados. Coloca-se em pauta a avaliação para as aprendizagens e sua relação com a interdisciplinaridade, buscando evidenciar a avaliação formativa como uma prática que propõe incluir o estudante na perspectiva do desenvolvimento para as aprendizagens, uma vez que ela acontece de forma simultânea às metas traçadas, podendo o professor ter mudança de direcionamento a cada ato de avaliação, preponderando, portanto, os avanços alcançados. Para que a avaliação formativa possa ganhar força, é importante ressaltar o princípio da interdisciplinaridade como uma prática aliada ao docente, que pode ir ao encontro do desenvolvimento integral do estudante com plena autonomia. O encontro das práticas pedagógicas interdisciplinares com a avaliação formativa pode elevar uma instituição integradora. Nessa perspectiva, o ato de avaliar torna-se significativo, mediante ao contexto interdisciplinar, por meio das práticas pedagógicas do professor como uma forma inovadora do ensinar e do aprender, tendo em vista a emancipação humana em sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_UmbertaRodriguesPortela_tcc.pdf681.53 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons