Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KateFranciscaAntunes_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os benefícios do uso pedagógico dos recursos audiovisuais em sala de aula, segundo os estudantes do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas
Autor(es): Antunes, Kate Francisca da Silva
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Tecnologia na educação
Recursos audiovisuais
Estudantes
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 16-Mai-2017
Referência: ANTUNES, Kate Francisca da Silva. Os benefícios do uso pedagógico dos recursos audiovisuais em sala de aula, segundo os estudantes do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As tecnologias mudam cada vez mais as formas como as pessoas se comunicam e se informam ditando um novo ritmo ao cotidiano de todos. As escolas não tem como e distanciar disso e os professores precisam tentar incorporar essas tecnologias às suas aulas. O Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas no Distrito Federal já disponibiliza aos professores televisores em cada sala de aula, além de projetores e aparelhos de som. Os professores, dessa forma, tem a possibilidade de utilizar esses recursos audiovisuais para deixar suas aulas mais atrativas para os alunos, e melhorar o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tinha como objetivo identificar de que forma esses recursos são utilizados, se esse uso traz benefícios para o processo de aprendizagem e compreensão dos conteúdos, na visão dos alunos, além de verificar se os alunos estão satisfeitos com a forma como os recursos são utilizados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário com questões fechadas e abertas e entrevista semiestruturada com um total de quarenta alunos da referida escola. A análise de dados permitiu verificar que para os alunos o uso dos recursos audiovisuais traz benefícios para sua aprendizagem, facilita a compreensão dos conteúdos e deixa as aulas mais agradáveis. Em relação aos professores do CEM 804, a maioria deles está tentando incluir as tecnologias em suas aulas, mas nem sempre com propostas pedagógicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons