Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscillaHenriqueSena_tcc.pdf954,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSena, Priscilla Henrique-
dc.identifier.citationSENA, Priscilla Henrique. O coordenador pedagógico no papel de articulador da educação e cidadania: participação da comunidade na escola. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo demonstrar o cotidiano escolar da rede pública do Distrito Federal: reprovação, desistência, brigas, violência, baixa participação da comunidade escolar e como isso pode influenciar no rendimento escolar. Propõe ações coletivas entre professores e coordenadores pedagógicos para que guie e oriente pais e alunos sobre reuniões e participação no cotidiano escolar. Aliar a participação da comunidade escolar, dentro da Gestão Democrática, com prática algumas das Leis, Direitos e Deveres do nosso país referente à educação básica. Além de sugerir soluções que possam ser mediadas pelo Coodenador Pedagógico e Gestorres que possam ser inseridas no Projeto Político Pedagógico das escolas e no sistema de renovação de matrículas das escolas públicas do Distrito Federal. Estas ações visam uma participação plena dos pais e responsáveis dentro das escolas, em especial as públicas, pois foi constado que em sua grande maioria, os pais e responsáveis não se interessam pelo rendimento dos alunos, em especial os de ensino médio. E finalmente, constado que através de uma participação diária, acompanhamento de dos pais e responsáveis, uma escola com propostas atraentes e projetos acolhedores há o aumento no rendimento escolar desses estudantes e consequentemente uma escola mais participativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordComunidade e escolapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico no papel de articulador da educação e cidadania : participação da comunidade na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T14:54:51Z-
dc.date.available2017-05-11T14:54:51Z-
dc.date.submitted2015-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16854-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoDantas, Marcos Alberto-
dc.description.abstract1This study aimed to demonstrate the everyday school life of the public network of the Federal District: rejection, abandonment, fights, violence, low participation of the school community and how this can influence school performance. Proposes collective action among teachers and coordinators to guide and direct parents and students about meetings and participation in school life. Combine the participation of the school community, within the democratic management, practice with some of the laws, our country's rights and duties relating to basic education. And suggest solutions that can be mediated by the Pedagogical co-ordinator and Gestorres that can be inserted into the Pedagogical Political Project of schools and renewal system of enrollment in public schools of the Federal District. These actions aim at full participation of parents and guardians within schools, particularly public because it was noted that for the most part, parents and guardians are not interested in student achievement, especially in high school. And finally, consisted that through daily participation, follow-up of parents and guardians, a school with attractive proposals and projects for welcoming the increase in academic performance of these students and consequently a more participatory school.pt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons