Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaLucasDeAguiar_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A recusa para o cargo de coordenador pedagógico no cenário da Escola Classe 01 de Sobradinho
Autor(es): Aguiar, Priscila Lucas de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: AGUIAR, Priscila Lucas de. A recusa para o cargo de coordenador pedagógico no cenário da Escola Classe 01 de Sobradinho. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O coordenador pedagógico é essencial para o bom andamento da instituição, isto porque é ele quem faz as “pontes” necessárias para o entrosamento entre os professores e todo o corpo escolar. Além disso, é o responsável pela formação continuada do docente, o encaminhador e intermediador dos conflitos e passividades existentes no meio escolar. O envolvimento e boa relação entre o coordenador pedagógico e demais membros da escola torna este ambiente propício ao desenvolvimento em tudo o que a permeia. A pesquisa teve como principais objetivos: investigar o porquê da recusa ao cargo de coordenador pedagógico, no espaço da Escola Classe 01 de Sobradinho, analisar o perfil e funções do coordenador pedagógico, compreender de que forma os laços sociais e a ausência de uma escuta sensível interferem na recusa para o referido cargo, além de perceber o fenômeno da denegação em relação à coordenação pedagógica. A referida pesquisa foi realizada na Escola Classe 01 de Sobradinho, tendo como modalidade o estudo de caso, com uso de questionário e entrevista. Ao término da pesquisa foi possível afirmar que, no contexto da escola em estudo, a recusa ao cargo de coordenador pedagógico acontece, especialmente pelas atribuições que são dadas ao mesmo e que, muitas vezes não são de sua responsabilidade, além de faltar consonância e entrosamento do corpo docente com a equipe gestora; o que poderia ser descrito como a falta de laços sociais positivos e uma escuta sensível, em meio às atividades rotineiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons