Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianaSilvaGomes_tcc.pdf485,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação do projeto político-pedagógico na organização do trabalho escolar : realização educacional ou obrigação burocrática?
Autor(es): Gomes, Luciana Silva
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas - organização e administração
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: GOMES, Luciana Silva. Implantação do projeto político-pedagógico na organização do trabalho escolar: realização educacional ou obrigação burocrática?. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo identificar e analisar a implantação do Projeto Político Pedagógico na Organização do Trabalho escolar: realização educacional ou obrigação burocrática. O PPP tem sido uma das maiores preocupações no contexto escolar. Cabe, aqui, saber se é uma realização educacional ou obrigação burocrática. Este trabalho busca relatar que o PPP tem que ser construído coletivamente, envolvendo todos os segmentos da escola. Nesta pesquisa, buscou-se verificar se o PPP da escola assume seu verdadeiro papel ou se é mera exigência das instâncias superiores. Cabe ressaltar que o PPP é de suma importância para uma escola viva que valorize o desenvolvimento pleno do educando. Ao analisar os resultados, constatou-se que os professores, coordenadora e equipe diretiva apresentam muito conhecimento teórico sobre o PPP, mas a escola como um todo, ainda está caminhando em busca de um PPP enquanto realização educacional, prevalecendo na escola um PPP meramente burocrático. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa qualitativa, utilizando o método descritivo. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa de campo foi o questionário e análise documental do PPP da escola. O estudo está assim estruturado: 1º capítulo falando sobre a metodologia adotada na pesquisa; no 2º capítulo relato as reflexões teóricas sobre Projeto Político Pedagógico, PPP Exigência ou realização Educacional e PPP e a qualidade. No 3º capítulo sigo para análise de dados da pesquisa e em seguida realizarei as considerações finais, fundamentada nos autores pesquisados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons