Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SandraPereiraDeSouza_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade no currículo da educação infantil : educação para as relações étnicos raciais
Autor(es): Souza, Sandra Pereira de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Discriminação na educação
Educação de crianças
Currículo escolar
Diversidade na escola
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: SOUZA, Sandra Pereira de. Diversidade no currículo da educação infantil: educação para as relações étnicos raciais. 2015. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar como está sendo desenvolvido a diversidade no currículo da educação infantil de instituição de ensino do distrito federal: educação para as relações étnicos raciais de forma a contribuir na construção da identidade da criança negra e também de seus pares. O trabalho tem uma abordagem qualitativa a partir da análise da visão dos sujeitos e das representações das crianças por meio de desenhos. Os resultados demonstram que o artigo 26 A, da leis 10639/03 que trata da educação para as relações étnico raciais ainda segue desconhecido pelos professores que atuam com o currículo da educação infantil. Embora professores e alunos apresentem identidade com pertencimento a raça negra, a construção se deu a partir das suas vivências cotidianas com temas relacionados como o racismo e a discriminação. A conclusão é que se faz mister uma ampla divulgação e investimento em formação continuada que deve contemplar a identidade, a diversidade e o contexto em que todos estão inseridos para que se ofereça suporte para o trabalho pedagógico que contribuirá efetivamente para o pertencimento a raça negra.
Resumén: La presente pesquisa busca conocer como está siendo desarrollado la diversidad en el currículo de la enseñanza de los niños de una institución de ensaña del Distrito Federal: educación para las relaciones étnicas raciales que contribuyen en la construcción de la identidad de los niños negros e de sus pares. La pesquisa tiene un abordaje cualitativo partido de los cuestionarios y dibujos de los niños haciendo sus representaciones fenotípicas. Los resultados demuestran que el artículo 26-A de la Ley 10.639/03 que trata de la educación para las relaciones étnicas raciales en cuanto sigue desconocido por los Mestres que actúan en la enseñanza de niños menores. Aunque Mestres e alumnos tengan identidad con perteneciente a raza negra esta construcción se debe las vivencias que tuvieron en su cotidiano con temas relacionados a discriminación y racismo. Puedes concluye que hay que se hacer una divulgación y coger con investimentos cerca de la formación de la maestría, donde se contemplé la identidad, la diversidad y el contexto que todos están inseridos ofreciendo suporte para el trabajo pedagógico que contribuya con la formación de la identidad negra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons