Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamiaMariaALves_tcc.pdf871,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico e a educação infantil : uma proposta curricular
Autor(es): Alves, Sâmia Maria Nogueira da Silva
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Xavier, Josimara
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2017
Referência: ALVES, Sâmia Maria Nogueira da Silva. O lúdico e a educação infantil: uma proposta curricular. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar os aspectos favoráveis e desafiadores na utilização de atividades lúdicas como proposta curricular com vistas a um desenvolvimento integral das crianças, dentro do contexto da Educação Infantil, buscando compreender qual a importância que os professores dão ao lúdico com ferramenta pedagógica e identificando a influência das reuniões de coordenação pedagógica como espaço e tempo para formação continuada favorável à utilização de atividades lúdicas. A pesquisa utiliza o estudo de caso como método qualitativo, de forma a compreender e aprofundar os conhecimentos que os interlocutores da pesquisa construíram no decorrer de sua formação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o questionário e a observação das reuniões pedagógicas. Os resultados das análises dos dados identificaram que os interlocutores da pesquisa reconhecem as atividades lúdicas como importante ferramenta pedagógica, demonstrando seus aspectos favoráveis e desafiadores. Já na caracterização do espaço de formação continuada, a maioria não identifica o espaço e tempo das coordenações pedagógicas como momentos propícios de formação continuada, o que, necessariamente, não quer dizer que essa formação não aconteça.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons