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https://bdm.unb.br/handle/10483/16839
Título: | O lúdico e a educação infantil : uma proposta curricular |
Autor(es): | Alves, Sâmia Maria Nogueira da Silva |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Coorientador(es): | Xavier, Josimara |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | ALVES, Sâmia Maria Nogueira da Silva. O lúdico e a educação infantil: uma proposta curricular. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar os aspectos favoráveis e desafiadores na utilização de atividades lúdicas como proposta curricular com vistas a um desenvolvimento integral das crianças, dentro do contexto da Educação Infantil, buscando compreender qual a importância que os professores dão ao lúdico com ferramenta pedagógica e identificando a influência das reuniões de coordenação pedagógica como espaço e tempo para formação continuada favorável à utilização de atividades lúdicas. A pesquisa utiliza o estudo de caso como método qualitativo, de forma a compreender e aprofundar os conhecimentos que os interlocutores da pesquisa construíram no decorrer de sua formação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o questionário e a observação das reuniões pedagógicas. Os resultados das análises dos dados identificaram que os interlocutores da pesquisa reconhecem as atividades lúdicas como importante ferramenta pedagógica, demonstrando seus aspectos favoráveis e desafiadores. Já na caracterização do espaço de formação continuada, a maioria não identifica o espaço e tempo das coordenações pedagógicas como momentos propícios de formação continuada, o que, necessariamente, não quer dizer que essa formação não aconteça. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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