Título: | Inclusão e diversidade : um desafio em uma escola de ensino especial do DF |
Autor(es): | Silva, Rivaneide Magalhães dos Santos |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Coorientador(es): | Silva, Lucilene Costa e |
Assunto: | Educação inclusiva Estudantes com necessidades educativas especiais Educação especial |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 11-Mai-2017 |
Referência: | SILVA, Rivaneide Magalhães dos Santos. Inclusão e diversidade: um desafio em uma escola de ensino especial do DF. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A inclusão escolar é uma prática cada vez mais frequente em diversos países. A educação inclusiva visa inserir as crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Sendo assim a presente pesquisa teve como objetivo, compreender o conceito de educação inclusiva desenvolvido em uma
escola de ensino especial do Distrito Federal. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, seguida de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Responderam ao questionário, contendo 8 questões abertas, 3 professores e 1 coordenador pedagógico. A partir da
pesquisa observou-se que o conceito de educação inclusiva desenvolvido na escola consiste em uma abordagem humanística, democrática que entende o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social dos mesmos. A escola pesquisada é um espaço
inclusivo que, apesar das dificuldades, atende com qualidade, alunos com diversos tipos de necessidades especiais. |
Abstract: | School inclusion is an increasingly common practice in many countries. Inclusive education seeks to put children with special educational needs in mainstream education. Therefore this research aimed to understand the concept of inclusive education developed in a special education school in the Federal District. The research consisted of a literature review on the topic in question, followed by a qualitative approach of field research. They responded to the questionnaire with eight open questions, three teachers and one teaching coordinator. From the research it was observed that the concept of inclusive education developed at school consists of a humanistic approach, democratic who understands the subject and its singularities having as objectives growth, personal satisfaction and social inclusion thereof. The researched school is an
inclusive space that, despite the difficulties, meets with quality students with various types of disabilities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|