Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataDiasFernandes_tcc.pdf881,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorFernandes, Renata dias-
dc.identifier.citationFERNANDES, Renata dias. A utilização das tecnologias de informação e comunicação com alunos do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho é uma pesquisa sobre as tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de melhora na metodologia de ensino. Tem como objetivo principal, analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas pelos professores do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural. E como objetivos específicos, investigar, as tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelos professores do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estrutural; verificar, por meio do coordenador pedagógico, a visão geral de utilização das tecnologias de informação e comunicação e analisar a participação dos alunos em sala, utilizando as tecnologias de informação e comunicação como métodos de ensino, na visão do docente. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturas com professores e com a coordenadora pedagógica da instituição escolar em estudo. O resultado, da pesquisa de campo, juntamente com conceitos teóricos acerca da problematização em que a pesquisa se pauta, confirmam que as tecnologias de informação e comunicação chegaram na educação para agregar valores e enriquecer as metodologias de ensino para que a qualidade da educação melhore, consideravelmente. Embasam teoricamente o tema, os autores Delaunay, Gregio, Moran, Teodora, Tezani, Valente, entre outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias de informação e comunicação com alunos do 6º ano do ensino fundamental do CED 01 da Estruturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-10T14:49:40Z-
dc.date.available2017-05-10T14:49:40Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16833-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLetti, Mariana Marlière-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons