Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaDeOliveiraVasconcelos_tcc.pdf877,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O coordenador pedagógico e a psicanálise : possíveis interações
Autor(es): Vasconcelos, Priscila de Oliveira Clovandi
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Psicanálise e educação
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: VASCONCELOS, Priscila de Oliveira Clovandi. O coordenador pedagógico e a psicanálise: possíveis interações. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa, de caráter bibliográfico, é analisar os conceitos psicanalíticos que possibilitem a ressignificação dos laços afetivos do corpo docente e coordenador pedagógico. As teorias da psicanálise ajudam o professor na escuta ao que o aluno traz, evitando julgamento moral, bem como permite um conhecimento de si próprio mais a fundo e reflexão sobre a prática docente. O coordenador pedagógico é o principal mediador de situaçõesproblema. No desenvolvimento do trabalho, poderão ser apreciados as influências da psicanálise na educação, o papel do coordenador e a sua interação com a psicanálise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons